Translate: Portuguese English
   

Federação Mineira de Motoclubes Federação Mineira de Motoclubes

 
RODANDO EM GRUPO

ROAD CAPTAIN ( GUIA )

Motociclista que irá frente do grupo nos seus deslocamentos.
conhecer melhor o trajeto a ser percorrido, ser experiente.
Atribuições do Guia: manter a velocidade previamente acertada; sinalizar ao grupo eventuais obstáculos; alertar sobre as paradas combinadas.
Critérios para escolha: Possuir GPS + Comunicador Intercom V6.

SWEEP

Motociclista que irá na última posição do grupo nos seus deslocamentos.
Critérios de escolha do Ferrolho: possuir moto dentre as de melhor desempenho no grupo, ser experiente. Possuir Comunicador Intercom V6.

Atribuições do Ferrolho: zelar pela unidade do grupo, procurando evitar que ocorra espaçamento acentuado entre as motos do grupo

ORDEM DAS MOTOS NA FORMAÇÃO DO GRUPO

A formação do grupo deverá ser em duas filas indianas, paralelas e intercaladas, evitando-se o emparelhamento de motos.



A ordem das motos no comboio do Classe A:

1 - President
2 - V.President
3 - Road Capitain
4 - Sgt-at-Arms
5 - Secretary
6 - Full Members
7 - Prospects
8 - Visitors
9 - Sweep

ULTRAPASSAGEM EM GRUPO

A ultrapassagem é um dos momentos de risco do comboio. Momento este que pode causar acidentes principalmente em motociclistas mais inexperientes.

São obedecidas duas etapas para a ultrapassagem segura de todos.

Na primeira fase o Ferrolho fecha o transito conforme a figura abaixo:

Na segunda fase todos realizam a ultrapassagem de forma ágil e mantendo a formação conforme:

Se o grupo rodar em fila, deve-se manter uma distância mínima entre as motos, proporcional à  velocidade. As paradas para abastecimento e outras eventuais paradas, serão sempre em postos situados do lado direito da pista. Evitando, assim, cruzamentos perigosos.
Tenha sempre em mente que seu companheiro que vem atrás nunca sabe quando você vai frear até ver sua luz de freio acender, portanto, facilite sempre dando uma ou duas "beliscadas" no freio antes de frear propriamente, isso poderá evitar um acidente!

MANUTENÇÃO DA FORMAÇÃO

O comboio fechado e compacto é importante para a manutenção da segurança de todos.
Motoristas de veículos maiores, podem realizar ultrapassagens mal calculadas e entrarem forçadamente entre o comboio podendo causar a queda de algum integrante. Por isso o posicionamento correto de todas as motocicletas é de vital importância.

Espaços vazios entre o comboio facilita a entrada de outros veículos conforme a figura abaixo:

Caso o motociclista à  sua frente deixe espaço vazio no comboio você deve ultrapassá-lo para cobrir tal espaço, devendo o motociclista atrás de você fazer o mesmo caso ele mantenha o espaço vazio atrás de você também.
Desta forma o motoclista chegará até o ferrolho que irá verificar possíveis problemas com a sua motocicleta ou de condução da mesma.


 
 
 

Classe A Motoclube
2015 - 2018 © Proibida cópia parcial ou total sem a autorização dos desenvolvedores.